Exemplo de redação dissertativa do Enem com comentários


Mudanças para poucos
Valores como a satisfação pessoal do trabalhador e seu bem-estar vêm ganhando espaço no mercado de trabalho: hoje é possível trabalhar do computador ou celular, o que poupa tempo de deslocamento até o local de trabalho e tem impactos evidentes sobre a qualidade de vida. Essa tendência de valorização das necessidades do trabalhador ainda é, no entanto, um privilégio das classes média e alta, que têm maior acesso à tecnologia, às universidades e, consequentemente, compõem a mão-de-obra qualificada do mercado de trabalho.
A parcela mais pobre da população permanece condenada a trabalhar pela sobrevivência, muitas vezes sob condições indignas e semelhantes às do trabalho escravo. Fazendas em regiões consideradas mais desenvolvidas, como o estado de São Paulo, empregam os bóias-frias na colheita da cana-de-açúcar. Esses trabalhadores são contratados de forma temporária, por pequenos salários e sob condições de trabalho que oferecem risco à saúde, como o manejo do facão para cortar a cana, a longa jornada de trabalho e o transporte sem segurança na carroceria de caminhões.
A legislação trabalhista do Brasil limita a quantidade de horas de trabalho e estabelece relações de assistência entre empregador e empregado. Grande parte da força de trabalho, porém, está desprotegida pela lei, pois trabalha sem carteira assinada. A miséria e a falta de informação fazem com que o trabalhador abdique de seus direitos e se submeta a relações de trabalho cruéis.
Enquanto nossos governantes não investirem em políticas inclusivas, como programas de redistribuição de renda e de estímulo à formalização do emprego, continuarão a existir, de um lado, o trabalhador qualificado que vive as mudanças nas relações de trabalho e, de outro, os boias-frias no campo ou catadores de lixo que arrastam carroças pelas ruas das grandes cidades, entre muitas outras formas de trabalho que retalham a dignidade humana.

(Fonte: redação de voluntário para a Abril Coleções)
Análise da redação



ENTENDIMENTO DA PROPOSTA E DEFESA DA OPINIÃO COM BONS ARGUMENTOS: toda prova de redação é também uma prova de leitura. Percebe-se que o estudante compreendeu e usou os textos da coletânea para compor sua redação. Para isso, elegeu boas ideias para :e V:e' c ponto de vista de que a dignidade é um fator ignorado em muitas relações de trabalho. Contrastou a realidade da mão de obra (sem hífen) qualificada e da parcela mais pobre da população no primeiro parágrafo. No segundo parágrafo, usou um exemplo de relação de trabalho que fere a dignidade: os boias-frias (observe que foi usada a grafia pós-reforma ortográfica, que prevê a queda do acento agudo nos ditongos "ei" e "oi", quando não se trata da tônica de uma oxítona). No terceiro, teceu uma crítica à legislação trabalhista, que não protege grande parte dos trabalhadores. No último parágrafo, o candidato "amarrou" bem o texto ao retomar os exemplos do primeiro e segundo parágrafos.

CONHECIMENTO DE TEMAS DA ATUALIDADE: o exemplo do uso de mão de obra temporária em fazendas no Brasil e o olhar crítico a respeito do trabalho informal atestam repertório e acompanhamento dos fatos da atualidade.

PROPOSTA DE UMA INTERVENÇÃO TRANSFORMADORA: ao levantar soluções para resolver o problema discutido - "Enquanto nossos governantes não investirem em políticas inclusivas, como programas de redistribuição de renda e de estímulo à formalização do emprego"-,o candidato atendeu uma das exigências explícitas do Enem: a necessidade de elaborar propostas transformadoras e condizentes com os direitos humanos.

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